Na Inglaterra, uma vovó AI mantém golpistas à distância

Na Inglaterra, uma vovó AI mantém golpistas à distância

Esta simpática senhora britânica da foto chama-se Daisy, vovó Daisy.  Ela é uma das mais novas funcionárias da operadora O2 (Telefónica UK) e trabalha do departamento antifraude, liderando a campanha “Swerve the Scammers”, “Afaste os golpistas”. Vovó Daisy faz os golpistas provarem do próprio veneno. Atende ao telefone, conta histórias sem parar que podem se estender por mais de 40 minutos, e, no final, transmite dados bancários falsos. O serviço afasta os ladrões digitais dos cientes da O2, principalmente os idosos, que são alvo preferencial dessas gangs que operam 24 horas por dia em centrais telefônicas piratas. Pesquisa recente feita pela operadora mostra que 67% dos residentes do Reino Unido temem serem alvos de golpes, e 22% deles sofrem tentativas de fraude com frequência. Portanto, a campanha vem como resposta a um problema real. Mais de sete em cada 10 pessoas queriam se vingar dos golpistas, não se importando em perder seu próprio tempo fazendo isso.

Veja o vídeo preparado pela O2 para apresentar vovó Daisy.

Para os clientes, colocar vovó Daisy em ação é muito simples. Basta encaminhar as chamadas suspeitas para um número especial da operadora, o 7726, e, gratuitamente, colocar a vovô Daisy em ação. No telefonema seguinte do alerta, ela atenderá.

Simpatia, vovó Dayse aparenta ter de sobra. Assunto, então, nem se fala. Tudo artificial, mas convincente. No Brasil, ela seria um sucesso, pois entre nós também os 60+ são alvos preferenciais desses larápios. Minha experiência pode ser a de muitos leitores. Recebo em média cinco telefonemas por dia. Não muito raro, são dez chamadas por dia.  Eu nem atendo. Sei que do outro lado vem encrenca. Será alguém querendo me vender o que não preciso ou então me oferecer empréstimo, que também não quero.
A iniciativa da O2 merece aplauso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *